top of page

ESPAÇO DO CLIENTE

ESPAÇO DO PACIENTE

Alimentos que desencadeiam e pioram a acne

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 8 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

A acne é uma dermatose crônica muito comum que atinge cerca de 80% dos adolescentes e em torno de 14% dos adultos. Diversos fatores influenciam o seu surgimento: o estresse, a predisposição genética, alterações hormonais, uso de produtos oleosos na pele e até mesmo a alimentação.


Consumir alimentos saudáveis atua beneficamente no controle da doença. E, se uma boa alimentação previne, por outro lado uma alimentação desregulada pode provocar o surgimento das espinhas e acnes. Tudo depende de como o seu corpo reage a um determinado tipo de nutriente.


Conheça os principais alimentos que podem provocar as tão indesejáveis acnes e espinhas quando consumidos em excesso.



Açúcar e carboidratos simples


Alimentos com grande quantidade de açúcar (doces, refrigerantes, chocolates) ou que contenham carboidratos simples (pães, massas, biscoitos) quando ingeridos aumentam a quantidade de açúcar no sangue, provocando uma reação imediata do organismo. Para controlar a taxa de glicose, há um aumento na produção da insulina. A insulina é um hormônio que, por sua vez, estimula a produção sebácea, tornando a pele mais oleosa e suscetível ao surgimento de acne.



Frituras e alimentos gordurosos


Frituras e outros alimentos gordurosos também contribuem para o surgimento da acne. Isso porque quando a alimentação é muito gordurosa, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente.



Carne vermelha


É conhecida por provocar a acne em muitas pessoas. Proteínas de origem animal são de difícil digestão em comparação com as de origens vegetais. Os produtos residuais deixados no corpo podem ser liberados através da pele, o que resulta em acne. Além disso, são aplicados diversos hormônios para maior conservação da carne. Ao consumi-la, acabamos ingerindo também esses hormônios, que podem agravar o quadro de acne.



Laticínios e derivados


Os pesquisadores afirmam que os produtos lácteos podem ter um impacto negativo sobre a pele. Isto se deve principalmente devido ao alto teor de gordura e à grande quantidade de hormônios presentes no leite, que podem estimular as glândulas a produzirem mais secreções oleosas. O consumo excessivo de produtos derivados, como queijos, iogurtes e manteiga, também podem agravar a condição.


Observar seus hábitos alimentares e aprender como o seu organismo reage a determinados alimentos é um cuidado que irá beneficiar não apenas a sua pele, mas a sua saúde como um todo.


Para quem deseja ter uma pele bonita e saudável, fica a dica: adote uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas regularmente. Faça da água sua aliada, beba em média 2 litros por dia. Sua pele ficará mais hidratada e melhor preparada para a cicatrização de eventuais processos inflamatórios.







 
 
 

Comments


Posts Recentes

Agende uma consulta conosco!

bottom of page